segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Deveres Humanos e participação cidadã: tomar a palavra e a iniciativa

Tarso Genro e Fernando Medina debatem hoje na Fundação José Saramago temas fundamentais da participação cidadã e da governação da cidade. Participação aberta a todos e todas...

Tem hoje lugar, a partir das 18h30, na Fundação José Samarago, o  debate «Deveres Humanos e participação cidadã: Tomar a palavra e a iniciativa». Promovido pela fundação e pelo Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o evento procura discutir a questão dos «deveres humanos e a necessidade de participação cidadã na organização da sociedade», convidando para o efeito – num debate moderado por Manuel Carvalho da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e Tarso Genro, ex-ministro da Educação e da Justiça do Brasil.

Não deixa de ser significativo que o enunciado mais geral e abstracto da participação e da cidadania, enquanto dimensões integrantes da vida democrática e colectiva, se traduza nesta iniciativa no território concreto da «pólis», ao convocar para o debate Tarso Genro, um dos principais promotores das primeiras experiências de  «Orçamento Participativo» no Brasil (Porto Alegre) e Fernando Medina, presidente de  um dos municípios portugueses que incorporaram, nos seus mecanismos de gestão, processos de participação cidadã e comunitária (através, designadamente, das dinâmicas do Orçamento Participativo e do Programa BIP/ZIP).

Nuno Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário